Jardim anexo ao Armazém 8
Rua do Eletricista 8 – P.I.T.E | Évora, Portugal
18:30h às 22:30h
Reserva de bilhetes
Telemóvel: 934448525
Email: vozesdemestres2021@gmail.com
Este evento está em conformidade com as medidas de prevenção de contágio da COVID-19 determinadas pela DGS
Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo
O Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo guarda a tradição do cante, expressão de música típica desta região, reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade, em 2014. O Grupo surgiu em 2000 e é composto por cerca de 17 mulheres, com idades entre os 70 e 87 anos, que vestidas com trajes característicos buscam recriar a atmosfera do campo e manter viva a identidade do ofício de ceifeira, apanha de azeitona, plantio do arroz, padeira, queijeira, costureira, bordadeira, cozinheira, entre outras actividades que estão cada vez mais raras.
Concerto
Bia Baguinho
Senhora de 84 anos, que vive nas Alcáçovas e expressa amor pelo Alentejo e o povo desta terra através de histórias escritas em versos. Dona Bia, como é carinhosamente chamada, tem a vida marcada pela força e pela coragem de alguém que viu duas Guerras, atravessou décadas de ditadura Salazarista e sobreviveu a uma pandemia. Sem perder a fé na vida, ela continua a participar de eventos culturais declamando seus poemas.
Poemas
De Moda em Moda
O grupo surgiu em 2015, com enfoque no cante alentejano, em Vila Nova da Baronia, e é uma iniciativa de amigos que se uniram após levarem a cabo outros projetos musicais. Seu primeiro álbum foi lançado em 2017, tendo sido apresentado na Suíça (Rorschach) junto da Comunidade Portuguesa. Já, em 2018, pisaram em 58 palcos, e, em 2019, o grupo realizou 50 espetáculos por todo Portugal.
Concerto
Ivan Vilela
Violeiro, compositor, arranjador, pesquisador e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Vive em Portugal desde 2019, onde é investigador no Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro. Seu trabalho combina timbres da viola caipira e da orquestra permitindo criar uma forte harmonia e também romper a barreira existente entre os dois estilos musicais.