Exibição comentada do Filme Pedra da Memória, com sua diretora Renata Amaral. Transmissão online:
Evento proveniente de projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc, no âmbito do Estado de Minas Gerais.
Euclides Talabyan
Respeitado por vários líderes espirituais africanos, pai Euclides Talabyan foi um dos babalorixás mais importantes do Brasil. Fundou a Casa Fanti Ashanti em São Luís do Maranhão, uma casa de candomblé de nação jeje-Nagô que mantém as tradições afro-brasileiras sagradas como: o Tambor de Mina, o Candomblé, a Cura, o Baião de Princesas, o Canjerê, o Tambor de Taboca, o Divino Espírito Santo e o Samba de Angola.
Renata Amaral
Formada em composição e regência, mestre e doutoranda em performance Musical pela UNESP, Renata Amaral tem se apresentado em todo o Brasil, América do Sul e Europa ao lado de artistas como A Barca, Ponto br, Tião Carvalho, Sebastião Biano, Orquestra Popular do Recife e outros. Pesquisadora e contrabaixista, desde 1991 reúne o Acervo Maracá, tendo produzido mais de 30 CDs e 12 documentários de gêneros tradicionais que receberam diversos prêmios como Latin Grammy, Rodrigo Melo Franco de Andrade, Prêmio da Música Brasileira, Petrobras Culturas, Prêmio Claudia e outros por seus trabalhos de criação, pesquisa e produção cultural, sendo uma das principais referências no diálogo com nossas tradições populares.
Filme Pedra da Memória
Pedra da Memória é um documentário musical que propõe uma investigação estética entre os gêneros tradicionais dos dois países (Brasil e Benin, na África Ocidental), revelando seus vínculos e particularidades, em uma aproximação poética conduzida pela memória do babalorixá Euclides Talabyan e os desenhos de Carybé.