Oficinas do Convento

Carreira de S. Francisco, Convento de S. Francisco | Montemor-o-Novo, Portugal

 

16:30h às 22:30h

Reserva de bilhetes e
inscrição das oficinas

Telemóvel: 934448525
Email: vozesdemestres2021@gmail.com

 Este evento está em conformidade com as medidas de prevenção de contágio da COVID-19 determinadas pela DGS

Cante alentejano com Pedro Mestre

Prática vocal polifónica do sul de Portugal, reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014. Sempre serviu como veículo de expressão a uma forte consciência social. O padrinho do Vozes de Mestres convidará os participantes a cantarolar o cancioneiro popular do cante com toda a sua experiência de educador que há mais de 20 anos ensaia coros por todo o Alentejo.

Oficina

Canto Intuitivo com Luiz Gabriel Lopes

Despertar o canto como ferramenta de desenvolvimento pessoal, expansão consciencial e política, através da prática em grupo. Partindo do vocabulário da música popular brasileira em suas várias vertentes – de cantigas folclóricas e cantos indígenas a canções da MPB – a proposta da oficina é dar às vozes a possibilidade de se expressarem num ambiente acolhedor. Não há pré-requisitos formais: os sons que nascem do corpo são o centro da investigação. Para cantores não profissionais e amantes da música e do canto.

Oficina

Grupo Coral Fora d’Oras

Fundado em 2011, em Montemor-o-Novo, cumpre com a missão de manter vivo o cante alentejano, tradição reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2014. Composto por 24 homens, reforça o diálogo intergeracional, contribuindo para o sentimento de pertença e a valorização da raiz popular. O grupo já viajou por toda parte do país, além de ter levado as modas do “cancioneiro popular” para França, em 2018.

Concerto

Luiz Gabriel Lopes

Duas vezes presente no lendário Festival Músicas do Mundo de Sines com os Graveola, Luiz Gabriel Lopes apresenta a solo as suas novas metamorfoses musicais e o seu mais recente EP, “SÓIS”, lançado na Europa pelo selo Dalatamusic. O Luiz é um artista nômade e por isso recolhe e traz na bagagem muitos matizes da música brasileira, que apresenta num jeito único. Esta alquimia desdobra-se na voz e no violão do artista, de onde brotam sambas, ijexás, xotes e maracatus, vestindo suas canções mais recentes, ao lado de clássicos do seu cancioneiro e releituras de temas de seus parceiros de clã. Clã é uma palavra que descreve bem o lugar de onde vem a música do Luiz. A diversidade de sotaques musicais do continente-Brasil, num cancioneiro vivo e vibrante.

Concerto

Telmo Ferreirinho Seco

Carrega em si a arte da musicalidade das palavras, e é em ambientes de confraternização entre amigos e nos momentos mais inesperados que estas se afirmam na poesia e no cante. Da sua gene e ambiente em que fora criado, nasce a interculturalidade que define a sua matriz muito peculiar de trato simples e de brandos costumes.

Poemas

Pedro Mestre

Nascido na Aldeia da Sete (Castro Verde), começou a aprender viola campaniça com os Mestres, Manuel Bento e Francisco António quando tinha apenas 11 anos, e hoje dedica sua vida à música tradicional alentejana. O amor à música, à terra e às tradições faz crescer nele a preocupação de levar a cabo inúmeros projetos musicais que têm-se apresentado por todo país e ao redor do mundo, além de iniciativas de registo de memória, entre outras envolvendo crianças e jovens.

Concerto