Herdade Monte Torre de Sepúlveda
Rua de São João | Galveias, Portugal
18:30h às 22:30h
Este evento está em conformidade com as medidas de prevenção de contágio da COVID-19 determinadas pela DGS
Grupo Cantares de Galveias (Galcanta)
Surgiu em 2018 com o objetivo de cantar “modas” tradicionais que guardam e contam a história da vida no campo, de maneira a salientar essa matriz cultural e não deixar morrer as músicas populares portuguesas. O grupo é composto por cerca de 15 elementos, homens e mulheres, entre 16 e 70 anos, e é o único existente na freguesia de Galveias, tendo apresentado inúmeras vezes nesta região e rodado de norte a sul do país.
Concerto
Edmundo Raposo
Quando nos referimos aos nossos mestres, às vezes, deixamos passar despercebido aqueles que nunca foram apresentados formalmente ao mundo, seja pelos media ou pelas redes sociais. Entretanto, Edmundo Raposo é um poeta por natureza, de excelência, que alegra a pequena Vila de Alcáçovas. Seus poemas trazem muitas histórias e memórias regionais. Por este dom é considerado um museu para aqueles que habitam ao seu redor. Já apresentou-se em eventos culturais como, por exemplo, o Projeto Vozes de Mestres no Monte.
Poemas
Cante Alentejano com Celina da Piedade
Prática vocal polifónica do sul de Portugal, reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014. Sempre serviu como veículo de expressão a uma forte consciência social. Ao mesmo tempo trata-se de uma prática que, pelo seu carácter colectivo e voluntário, ajuda a manter acesa, dentro das comunidades em que está inserido, a noção de que a coesão (de todas as vozes) é essencial à manutenção do tecido social! Celina da Piedade é música e investigadora. Tem dedicado muito do seu trabalho à investigação e divulgação do património musical alentejano.
Nesta tertúlia irá dar a conhecer algumas das muitas “modas” que constituem o cancioneiro alentejano, mostrar as principais características musicais e poéticas desta prática vocal e acima de tudo fazer com que todos experimentem com as suas vozes, unidas, a força do Cante! (Fotografia por Rita Carmo)
Oficina
Susana Travassos e Elodie Bouny
O concerto celebra o encontro de duas mulheres que têm fortes ligações com a América Latina. Elodie Bouny é violonista clássica, nascida na Venezuela, mas criada na França, onde iniciou e percorreu grande parte dos seus estudos nos Conservatórios de Boulogne-Billancourt e Estrasburgo. Morou e estudou em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, onde se aproximou da música latina, e hoje vive em Lisboa. Susana Travassos é cantora, nascida em Vila Real de Santo António e seu primeiro disco de carreira foi uma homenagem à cantora brasileira Elis Regina. Viveu no Brasil por quase 10 anos e neste período viajou em digressão por toda América Latina cantando desde os fados e os tangos que ouvia com o avô, até temas que foram eternizados nas vozes de Mercedes Sosa e Chavela Vargas. Este concerto é a partilha da paixão destas duas mulheres por essas terras do sul que são tão ricas em folclores e culturas, mas também é um resgate às referências e às formações musicais que ficam impressas nos temas autorais. E no meio deste repertório tão diverso e ao mesmo tempo tão fluido, percebemos a ausência do que só a música é capaz de derrubar: aquilo que chamamos de fronteiras.
Concerto
Celina da Piedade e Almofariz
Celina da Piedade é um nome que no Alentejo já dispensa apresentações – cantora, acordeonista e compositora, tem se dedicado ao estudo e divulgação do património musical alentejano. Almofariz é o nome artístico de Ana Santos, inspirada violinista e compositora, dedicada ao estudo da música árabe e sonoridades de várias latitudes. Juntas embarcam nesta viagem pelo Alentejo, trazendo aos diversos palcos do Festival BA a paixão de ambas pela música de raíz e pela criatividade a que ela inspira, tanto a nível instrumental como vocal. As composições dançam entre as modas do cancioneiro popular, num espetáculo que dá de volta ao território o tanto que ele tem oferecido em inspiração. (Fotografia por Rita Carmo)