O Vozes de Mestres chega à sua quarta edição portuguesa, com uma programação internacional e itinerante, que percorrerá três aldeias do município alentejano de Odemira.
O objetivo, como sempre, é receber artistas da cultura popular e músicos contemporâneos, de maneira a proporcionar um intercâmbio de saberes intergeracionais e a fortalecer os laços culturais entre Portugal e Brasil. Além de oferecer aos participantes uma experiência de convivência íntima com a música e a poesia, esta edição realizará vivência de aprendizagem focadas no improviso em suas várias vertentes, despique e baldão, desgarrada, ladrão do sado, as velhas, xaramba, repente, coco, embolada, entre outros. E ainda, a presença dos instrumentos portugueses: viola campaniça, rajão, viola da terra, concertina braguinha, viola de arame.
A Associação Voz Ancestral, a Associação de Cante Alentejano Os Cardadores e o Centro de valorização da viola campaniça e do cante de improviso, realizam o Festival de Improviso Vozes de Mestres, entre os dias 21 e 23 de outubro em parceria com o município de Odemira, de forma itinerante entre as localidades de São Teotónio, São Martinho das Amoreiras e Amoreiras Gare. A concepção e curadoria do Festival estão por conta do artista Pedro Mestre e da gestora cultural Geovana Jardim.
Este projecto, que pretende realizar vivência, intercâmbio, rodas de conversas e concertos, tem como objetivo principal dinamizar a prática do cante de improviso na região em diálogo com outras modalidades de cantares ao desafio de outras regiões do país e do Brasil, Minho, Açores, Madeiras, Algarve e Alentejo (PT), Recife e Almenara (BR).
É também esperado, sensibilizar os mais jovens e a população para com este tipo de cantares, motivar o que resta de cantadores para a continuação desta tão rica forma de cultura.
O projeto parceiro “Vozes de Mestres – do cante de improviso do Alentejo ao repente brasileiro, que é apoiado pela DGArtes agregará ao encontro uma residência de 2 dias entre alguns músicos, portugueses e brasileiros. O projeto Vozes de Mestres propõe uma imersão na tradição e na contemporaneidade do cante de improviso/desafio promovendo um diálogo cultural de linguagens musicais que demonstram afinidades e especificidades. A celebração deste encontro culmina em uma oficina, mesa redonda e um espetáculo, abertos ao público, partilhando os resultados deste intercâmbio transnacional.
Entradas gratuitas
Informações
934198092
Serviços
Onde dormir | Onde comer