Sobre
A música não tem fronteiras. Foi feita para superar limites, atravessar mares e terras, criar diálogos improváveis e trocas entre culturas e modos de vida.
Inspirado nesta ideia, o Vozes de Mestres iniciou sua edição portuguesa, em 2019, em parceria com o jornalista, radialista e criador da webrádio CBF, Carlos Ferreira, e com a Associação Musical de Artes e Tradições de Alcáçovas (AMART).
O conceito orientador do Projeto é dar relevância para o diálogo entre saberes, a fim de fortalecer e evidenciar a beleza da cultura popular, tendo como objetivo proporcionar aos participantes uma experiência de convívio íntimo, com música e poesia, prova de vinhos e uma ementa de degustação de produtos regionais alentejanos, tudo isso no cenário natural destas tradições, o Monte do Peguinhos, no Alentejo central.
A primeira edição em Portugal contou com a participação do violeiro Pedro Mestre, o Grupo de Cavaquinhos das Alcáçovas, o poeta Edmundo Raposo, de Portugal e o violeiro brasileiro Ivan Vilela.
O segundo evento recebeu ao palco a Tertúlia de Cante Alentejano com Celina da Piedade, o DJ brasileiro Marquinhos Faria e o grupo de forró Trio Balancê. Já o terceiro adotou um formato virtual, devido aos desafios colocados pela atual situação de pandemia, tendo sido gravado no Convento Nossa Senhora da Esperança, em Alcáçovas, com a presença dos artistas contemporâneos, Mara (PT), Luiz Gabriel Lopes (BR) e o Grupo tradicional Paz e Unidade.